ATRIBUIÇÕES DO CARGO DE PROFESSOR CONFORME AS FUNÇÕES:
1. PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE ANOS INICIAIS PROFESSOR DE ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:
a) participar da elaboração da Proposta Pedagógica da Escola;
b) elaborar e cumprir Plano de Trabalho segundo a Proposta Pedagógica da Escola;
c) zelar e orientar a aprendizagem dos alunos;
d) estabelecer e implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;
e) ministrar horas-aula e os dias letivos estabelecidos;
f) participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e das atividades de formação continuada;
g) colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade;
h) levantar e interpretar dados relativos à realidade de sua classe com vistas ao planejamento e execução do trabalho docente;
i) estabelecer mecanismos de avaliação de acordo com a Proposta Pedagógica;
j) organizar e manter atualizados os registros de avaliação do aluno;
k) participar de reuniões e do processo de tomada de decisões administrativas e pedagógicas, conforme a Proposta Pedagógica da Escola;
l) desempenhar integradamente as funções de educar e cuidar;
m) desincumbir-se das demais tarefas indispensáveis aos fins educacionais e ao processo de ensino e de aprendizagem.
2. PROFESSOR DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL:
a) participar da elaboração da Proposta Pedagógica da Escola;
b) elaborar e cumprir Plano de Trabalho segundo a Proposta Pedagógica da Escola;
c) participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e das atividades de formação continuada;
d) participar de reuniões e do processo de tomada de decisões administrativas e pedagógicas, conforme a Proposta Pedagógica da Escola;
e) desincumbir-se das demais tarefas indispensáveis aos fins educacionais e ao processo de ensino e de aprendizagem;
f) cumprir atribuições constantes na RESOLUÇÃO CNE/CEB N°04 de 2/10/2009.
3. PROFESSOR COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL:
a) coordenar a elaboração da Proposta Pedagógica da Escola;
b) elaborar o Plano de Ação da Coordenação Pedagógica, a partir da Proposta Pedagógica da Escola;
c) assessorar e acompanhar as atividades para efetivação da Proposta Pedagógica quanto ao planejamento, docência e avaliação;
d) acompanhar o processo de ensino e de aprendizagem, tendo em vista a continuidade, avaliando e reavaliando as ações pedagógicas.
e) participar na tomada de decisões relativas à efetivação da Proposta Pedagógica e calendário escolar;
f) coordenar reuniões pedagógicas e os Conselhos de Classe;
g) analisar o histórico escolar dos alunos com vistas a adaptações, e ou regularização da vida escolar;
h) definir estratégias para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais;
i) participar na elaboração, execução e avaliação de projetos;
j) participar da definição de critérios para constituição das turmas e da organização do quadro de pessoal e da carga horária;
k) participar de reuniões técnico-administrativas e pedagógicas na Escola e da Secretaria Municipal de Educação;
l) integrar grupos de trabalho e comissões;
m) sistematizar os estudos de recuperação de alunos em conjunto com a direção, professores e orientador das relações humanas;
n) participar no processo de integração família-escola-comunidade escolar e local.
4. PROFESSOR ORIENTADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL:
a) coordenar a elaboração da Proposta Pedagógica da Escola;
b) elaborar o Plano de Ação da Orientação Pedagógica, a partir da proposta pedagógica da Escola;
c) estimular as relações interpessoais para que o ambiente escolar se torne favorável ao sucesso do aluno;
d) acompanhar o processo de ensino e de aprendizagem, tendo em vista a continuidade, avaliando e reavaliando as ações pedagógicas.
e) participar na tomada de decisões relativas à efetivação da Proposta Pedagógica e calendário escolar;
f) coordenar reuniões pedagógicas e os Conselhos de Classe;
g) acompanhar as turmas criando espaços para realizar estudos e reflexões;
h) realizar acompanhamentos e/ou testagem aos alunos com dificuldade de aprendizagem, encaminhando-os , quando necessário, a outros profissionais;
i) assessorar os professores, orientando-os e buscando possíveis soluções mediante dificuldades encontradas;
j) participar da definição de critérios para constituição das turmas e da organização do quadro de pessoal e da carga horária;
k) participar na elaboração, execução e avaliação de projetos;
l) definir estratégias para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais;
m) sistematizar os estudos de recuperação de alunos em conjunto com a direção, professores e coordenador pedagógico;
n) participar no processo de integração família-escola-comunidade escolar e local;
o) acompanhar a freqüência dos alunos;
p) encaminhar ao Conselho Tutelar os casos de infrequencia e abandono, acompanhando o processo
5. PROFESSOR DE LIBRAS E DO SISTEMA BRAILE:
a) participar da colaboração da Proposta Pedagógica da Escola;
b) elaborar, executar e avaliar o Plano de Atendimento Educacional Especializado;
c) organizar o tipo de atendimento, conforme a necessidade específica do aluno, definindo cronograma e a carga horária individual ou em grupo;
d) programar, acompanhar e avaliar a funcionalidade e aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade;
e) produzir materiais didáticos e pedagógicos acessíveis;
f) estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum e com os demais profissionais da escola;
g) dar conhecimento à família da proposta do AEE e do desempenho do aluno;
h) participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e das atividades de formação continuada organizadas pela Escola e/ou Secretaria Municipal de Educação;
i) organizar e manter atualizados os registros de avaliação do aluno;
j) desincumbir-se das demais tarefas indispensáveis aos fins educacionais e ao processo de ensino e de aprendizagem.